11.Apr.2014

Vinicius Credidio

Olá meninas,

Tudo bom?

Hoje temos uma entrevista incrível com o talentoso e querido Vinicius Credidio! Vocês vão conhecer melhor o trabalho dele, o que inspira ele nos casamentos e muito mais!!

Vamos começar?

 

 De onde surgiu esse seu olhar apaixonado por filmagem e qual o seu diferencial ? 

Desde criança questionava como as grandes produções eram feitas, além de compreender todo conteúdo do filme procurava saber como muitas das cenas eram feitas me integrando na parte técnica como enquadramentos; efeitos e demais sacadas.

Quanto ao meu diferencial, acredito ter entendido o momento certo de criar e manter uma nova linguagem.

“Eu acredito na importância de um filme de casamento. Sei que hoje muitos noivos não pensam assim e é justamente por isso que continuo inovando cada vez mais no trabalho que faço!” – afirma Vinícius Credidio, videomaker, há 15 anos atuando no segmento de casamentos, com escritório em São Paulo mas com extensos trabalhos Brasil afora e exterior.

“O registro de vídeo vai muito além de apenas cenas em movimento. As imagens capturadas têm a força para contar uma história em quadros, através de luz, cores e sons. Talvez essa história será melhor compreendida daqui há 20 anos, quando o “vídeo” de casamento será visto como “um filme” da memória  daquela família”

“Quando comecei a focar nesse segmento, ainda se tinha a cultura do Foto e Vídeo juntos, onde o trabalho não era tão personalizado. Foi no começo dos anos 2000 que entendi que faltava uma linguagem mais atualizada pois paralelamente o fotojornalismo se destacava na fotografia e o vídeo continuava algo chato, com referências àquelas situações ciladas de familiares juntos no sofá da sala assistindo forçados ao vídeo…”

Para desenvolver essa nova narrativa que o mercado pedia, foram anos de empenho, pesquisas, curso no American Film Institute.

“E com a chegada das câmeras fotográficas digitais, foi necessário reinventar essa abordagem, até porque a evolução natural desses equipamentos seria mesmo o vídeo, então para que nosso trabalho continuasse valorizado, a narrativa do filme teve que acompanhar essas mudanças e o diferencial é a finalização.”

 

Filmar casamentos é mais emocionante do que filmar outros tipos de evento?

As pessoas me perguntam … você não enjoa de gravar casamentos ? Não é tudo igual ? Claro que não, cada casamento é uma história !! Existe um apego e uma emoção muito forte que contagia a todos inclusive a mim !!

O dia até então mais esperado e importante da vida de cada um. A importância deste registro vai além de qualquer modismo. Além da memória, e a lembrança mais viva e real, é o que fica. Para quem ainda tem preconceitos com “vídeo de casamento” basta apenas lembrar que as imagens de um casamento, um dia será o registro da história de uma família que ali começou ou continuou outra história. Não é curioso assistir hoje a um filme de super 8mm ou um vídeo de casamento dos pais?

O que te arrepia ao filmar um casamento ?

Até hoje me arrepio quando os noivos cumprimentam os pais … já me emocionei muitas vezes com esse momento … fico a imaginar todas as lembranças incríveis que os pais tem naquele momento tão único.

 

As vezes é difícil captar a energia da festa e a cumplicidade do casal, porém você faz isso com a maior facilidade! O tempo ajudou a melhorar sua percepção?

Ajudou e muito !! Os noivos que me procuram optam pelo meu trabalho justamente pelo diferencial que ofereço em minhas produções e captações de imagem sendo que para tanto deixo claro que preciso da cumplicidade deles em determinados momentos para que eu possa entregar o que viram em reunião.

 

  O que te cativa em um casamento? O que te chama atenção na hora de filmar?

O que mais me cativa é todo o calor humano daquele momento, toda esta felicidade me motiva a produzir filmes especiais e com um toque mais do que personalizado.  O que mais me chama atenção durante uma produção são as expressões nos rostos das pessoas, elas falam por si !!!

 

Qual foi o vídeo de  casamento mais bonito que você já fez? 

Gosto de todos os filmes no entanto um dos que mais me encantei foi o da Tati e Thiago, mesmo sendo de alguns anos atrás … o casal esbanjava felicidade e amor possibilitando na época produzir um filme emocionante, criativo e gostoso de se assistir.

 Qual é sua dica para os futuros noivinhos na questão do vídeo do casamento?

É o que eu sempre digo … o que fica depois do casamento é vídeo e foto, se não for bem captado com certeza ficará apenas nas lembranças dos noivos e familiares por isso a escolha de um profissional certo é fundamental para que todos os momentos sejam eternizados. Para tanto,  ao avaliarem um profissional de vídeo verifiquem alguns itens que considero importantes para uma boa finalização como enquadramento; estabilidade nas cenas capturadas; movimento nas tomadas; sensibilidade e criatividade em toda produção inclusive finalização; áudio com definição ; equipamentos condizentes e profissionais ; idoneidade e prestigio da produtora ; se tem uma ótima estrutura e é claro empatia com o profissional contratado pois ele estará com os noivos boa parte do tempo.

 

Demais né? Amamos o trabalho do Vinicius! Espero que tenham gostado!

Beijos

 


Deixe seu comentário